O clube que mais vezes conquistou o Campeonato Paulista não deixará de levar a sério a edição 2012. O grande foco do semestre é outro, mas o Timão quer usar a força do elenco, ainda mais reforçado desde o título do Brasileirão, para seguir na briga por sua 27ª taça estadual.
– O Paulistão é muito importante para nós. Precisamos levar a sério todas as competições, não adianta ficar pensando só na Libertadores. Vamos enfrentar adversários difíceis, que também se reforçaram. Além disso, os clubes do interior sempre se preparam muito bem – afirmou o goleiro Julio Cesar.
No ano passado, o Paulistão serviu para o Corinthians se reerguer. A eliminação diante do Tolima-COL logo na fase prévia do torneio sul-americano deixou a equipe com a obrigação de fazer uma boa campanha e brigar pelo título. O Timão se recuperou do fiasco, chegou à final, mas parou no embalado Santos, de Neymar.
Com sete jogos no estadual antes da estreia na Libertadores, o técnico Tite descartou escalar só reservas. O treinador quer aproveitar as partidas para dar ritmo ao time titular. Exames médicos serão usados para controlar os jogadores que tiverem um desgaste maior. Entretanto, as principais peças estarão na estreia, contra o Mirassol, sábado, às 17h, no Pacaembu.
O pedido do técnico, aliás, foi atendido. O Corinthians não trouxe nenhum jogador considerado titular absoluto, mas reforçou o grupo, aumentando as alternativas. Chegaram o goleiro Cássio, ex-PSV, o zagueiro Felipe, ex-Bragantino, o meia Vitor Júnior, do Atlético-GO, o atacante Gilsinho, ex-Jubilo Iwata-JAP, e o centroavante Elton, ex-Vasco. O clube aguarda também a chegada do chinês Chen Zhizhao.
– Quantas dificuldades temos durante uma temporada? O Brasileiro nos mostrou que não precisamos só ter um elenco de qualidade, mas também com um bom número de atletas. Isso também estimula a competição dentro da própria equipe, com lealdade, isso eleva o nível técnico – afirmou Tite.
Reforços vieram para compor o grupo e quase ninguém saiu. Do time que perdeu para o Santos na decisão do Paulistão 2011, na Vila Belmiro, os únicos a deixar o clube foram o atacante Dentinho e os meias Bruno César e Morais. Depois do Brasileirão, as perdas foram só no banco de reservas com as liberações de Bruno Octávio, Moradei, Taubaté e Elias Oliveira.
A permanência dos destaques do torneio nacional também foi comemorada por treinador, diretoria e elenco. Os volantes Ralf e Paulinho, valorizados por boas atuações e convocações para a Seleção Brasileira, não receberam propostas e ficaram. O Timão começa 2012 com a mesma equipe que encerrou a temporada anterior.
– Esse é nosso maior reforço – resumiu o meia Alex.